segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Papiro 115 - Quando a Besta Trocou de Número


Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis. - Apocalipse 13:18

Há séculos cristãos vem tentando descobrir a quem (ou ao que) esse número se refere. A aposta historicamente mais segura seria de que se trata de Nero, notável algoz dos cristãos romanos. Porém, a interpretação varia muito entre as seitas cristãs, com destaque para as Testemunhas de Jeová e os Adventistas (estes últimos consideram o papado como a Besta).

Contudo, a descoberta do P115 no séc. XIX e tornado legível em 2005 pela universidade de Oxford através de uma nova tecnologia de imageamento, joga no lixo as mais imaginosas interpretações e cálculos baseados no número 666. Segue imagem do papiro 115.


A seta indica onde se encontra o número. Esse é o fragmento mais antigo até agora encontrado do livro de Apocalipse, datando do séc. III. Há estudiosos do assunto, como David C. Parker e Ellen Aitken, que defendem essa variante como sendo o número original. O número 616 também aparece no Codex Ephraemi Rescriptus e em uma versão Armênia.

O número 616 ainda continuaria historicamente bem ajustado: seria o imperador Calígula, que não era nada amigável e tentou erigir uma estátua em sua adoração no templo de Jesusalém.



E essa não é a unica variante do numero da besta: 

εξακοσιοι εξηκοντα εξ (666) - grande maioria dos manuscritos
χξς (666) - Papiro 47, Uncial 051
εξακοσιοι τεσσαρακοντα εξ (646) -
εξακοσιοι δεκα εξ (616) - Codex Ephraemi Rescriptus
εξακοσιοι εξηκοντα πεντε (665) - manuscrito 2344
χις (616) Papiro 115


Apesar de haver bons argumentos em favor no número tradicional, o fato é que ficamos longe de poder ter confiança de que é o número correto.