sábado, 18 de setembro de 2010

Os últimos 12 versículos de Marcos


Os últimos 12 versíc. do Evangelho de Marcos não foram escritos por ele.

Em 1861, no Monte Sinai, foi encontrada a mais antiga Bíblia completa. Datada do ano 350 d.c, foi chamada Codex Sainaiticus. Ela é absolutamente igual a qualquer Bíblia, exceto por um detalhe: Marcos Cap.16. Enquanto na atual Bíblia cristã o Evangelho de Marcos 16 vai até o versículo 20, na Codex Sainaiticus ele termina no versículo 8.

O homem que a traduziu para o inglês, Constantine Tischendorf, afirma, portanto, que os 12 últimos versículo do Evangelho de Marcos não foram escritos por ele.
 
Isso é um tanto perturbador: justamente os versículos que descrevem a pós-ressurreição de Jesus e trazem instruções como "pregar o evangelho a toda gente" e "quem crer e for batizado será salvo e quem não crer será condenado"; ou ainda, "que expulsarão demônios e falarão línguas"; justamente esse texto foi inserido ninguém sabe por quem.

"Pregar o evangelho a toda gente" e "quem crer e for batizado será salvo e quem não crer será condenado"; ou ainda, "que expulsarão demônios e falarão línguas" - deve ser por isto que esta parte não condiz com a conduta vivida pelo Cristo.
 
Como pode Cristo viver de um modo e deixar recomendações e doutrinas opostas a tua vida? 

"Se Jesus tivesse deixado claro aos seus apóstolos que sua mensagem era destinada ao mundo todo, e não apenas aos judeus, seria impossível explicar por que, segundo os Atos dos Apóstolos, a igreja primitiva, e Paulo em particular, encontraram tantas dificuldades, quase insuperáveis, quanto à admissão de gentios na comunidade cristã. A única conclusão lógica possível é que, para legitimar a presença crescente de não judeus na igreja, falas fictícias foram inseridas nos Sinópticos, nas quais o próprio Jesus ordena a proclamação do evangelho além dos confins do mundo judeu". (As várias faces de Jesus - Geza Vermes, 2006, pág. 188 e 189).