sábado, 18 de setembro de 2010

Os incríveis porcos demoniacos

O Evangelho de Marcos 5.1-20 narra o episódio em que Jesus retira o demônio de um geraseno, e ao coloca-los nos porcos, os mesmos se atiram no mar.

"1 [Jesus e os discipulos] passaram à outra margem do lago, ao território dos gerasenos.
2. Assim que saíram da barca, um homem possesso do espírito imundo saiu do cemitério
[...]
6. Vendo Jesus de longe, correu e prostrou-se diante dele, gritando em alta voz:
7. Que queres de mim, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus, que não me atormentes.
8. É que Jesus lhe dizia: Espírito imundo, sai deste homem!
[...]
11. Ora, uma grande manada de porcos andava pastando ali junto do monte.
12. E os espíritos suplicavam-lhe: Manda-nos para os porcos, para entrarmos neles.
13. Jesus lhos permitiu. Então os espíritos imundos, tendo saído, entraram nos porcos; e a manada, de uns dois mil, precipitou-se no mar, afogando-se.

Aqui, há uma contradição geográfica, que deve ser ressaltada.

Marcos diz que os porcos se atiraram no mar.

No entanto, de acordo com J. P. Meier, autor do livro "Um Judeu Marginal" (Vol 2, livro 3 "Milagres"), região de Gerasa ficava a 53km de distancia do mar, o que tornaria esse relato impossível (MEIER, 1998, p. 173-174). 

Mas há também uma contradição zoológica:

Marcos, ao dizer que os porcos se atiraram no mar, pressupõe que os mesmos estouraram em grupo. No entanto, de acordo com os pesquisadores:

(1) “ao contrário de cavalos ou bois, os porcos, quando em pânico, não costumam estourar em grupos, mas se dispersam”;

(2) “porcos sabem nadar” (Pesh e Derret, apud Meier, 1998, p. 191, nota 21). 17



Os copistas mudaram frequentemente o nome da cidade, para tentar abafar o caso da parábola de judeus como porcos, mas caíram em contradição.


"Gerasa, o lugar mencionado nos manuscritos mais antigos de Marcos, está localizada a cerca de 50 km de distância das costas do Mar da Galiléia.

Mateus leu a versão de Marcos, e percebeu a incoerencia, e trocou em seus manuscristos o nome para Gadara, (terra dos gadarenos).

Mas Garada ainda ficava há 8km do mar da galiléia, por isso os copistas posterios trocou muitas versões por Gergesa, que não era propriamente uma cidade e sim uma região, essa mais próximo ao mar da galiléia." (dados retirados do NT-desmascarado por Davi)


Assim, os fatores geográficos não faziam sentido algum quando aplicados à essa parábola. Assim, cada copista, incluindo alguns dos apóstolos, tentaram "concertar a nova contradição", mas a história já havia sido registrada, sendo cada alteração mais próximo do mar. 


O evangelista Lucas, que havia sido "informado minuciosamente de tudo desde o princípio" (Lucas 1:3) percebeu o imenso absurdo dessa passagem, que ele copiou de Marcos.

Como ele investigou melhor os outros 3 evangelistas, descobriu a enorme distância que os porcos deveriam percorrer. Por isso, fez uma pequena mudança em seu relato:

Lucas 8:33
E, tendo saído os demônios do homem, entraram nos porcos, e a manada precipitou-se de um despenhadeiro no lago, e afogou-se.


Além disso:


- porcos não pastam
- coletivo de porcos não é manada
 

Fontes:

MEIER, John P. Um judeu marginal: Repensando o Jesus Histórico: Milagres. Rio de Janeiro: Imago, 1998. Vol. II, livro III.