domingo, 26 de setembro de 2010

Contradição: o beijo de Judas


A pergunta é: Jesus foi identificado pelo beijo de Judas?
 

Sim! Seus perseguidores o reconheceram através do beijo:


E, estando ele ainda a falar, eis que chegou Judas, um dos doze, e com ele grande multidão com espadas e varapaus, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo.
E o que o traía tinha-lhes dado um sinal, dizendo: O que eu beijar é esse; prendei-o.
E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saúdo, Rabi; e beijou-o. - Mateus 26:47-49 (o mesmo em Marcos e Lucas)

Não! O beijo não foi necessário, pois o próprio Jesus se indentificou:

Tendo, pois, Judas recebido a coorte e oficiais dos principais sacerdotes e fariseus, veio para ali com lanternas, e archotes e armas.
Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se, e disse-lhes: A quem buscais?
Responderam-lhe: A Jesus Nazareno. Disse-lhes Jesus: Sou eu. E Judas, que o traía, estava com eles. - João 18:03-05

Em João o beijo não é dado em momento algum! Continando:

6 Quando, pois, lhes disse: Sou eu, recuaram, e caíram por terra.

 O próprio Jesus quem disse que era ele mesmo! Não houve ninguém para o apontar.

7 Tornou-lhes, pois, a perguntar: A quem buscais? E eles disseram: A Jesus Nazareno.
8 Jesus respondeu: Já vos disse que sou eu; se, pois, me buscais a mim, deixai ir estes;
9 Para que se cumprisse a palavra que tinha dito: Dos que me deste nenhum deles perdi.

E Jesus confirma novamente que era ele. Não há lugar para o beijo traidor. E o autor ainda fecha apresentando uma "profecia" para justificar o ato de Jesus.