sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Bíblia inventando historinhas - Nabucodonosor


A história é a seguinte: durante seu domínio sobre Israel, o rei da Babilônia, Nabucodonosor ordenou por decreto a adoração de uma estátua sua, e que seriam condenados aqueles que ao som da buzina não a adorassem. 

Porém, Sadraque, Mesaque e Abednego se recusaram a prestar tal reverência, o que deixou Nabucodonosor enfurecido:
 
Daniel 3:19 

"Então Nabucodonosor se encheu de furor, e mudou-se o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; falou, e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer.

20 E ordenou aos homens mais poderosos, que estavam no seu exército, que atassem a Sadraque, Mesaque e Abednego, para lançá-los na fornalha de fogo ardente.

21 Então estes homens foram atados, vestidos com as suas capas, suas túnicas, e seus chapéus, e demais roupas, e foram lançados dentro da fornalha de fogo ardente.
22 E, porque a palavra do rei era urgente, e a fornalha estava sobremaneira quente, a chama do fogo matou aqueles homens que carregaram a Sadraque, Mesaque, e Abednego.

23 E estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente.

24 Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei.

25 Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus.
"

Imaginem quatro homens "passeando", felizes, no meio de uma fornalha fervendo.


A propósito, como Nabucodonosor saberia como seria o filho de Deus, se ele era pagão?

26 Então chegando-se Nabucodonosor à porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abednego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então Sadraque, Mesaque e Abednego saíram do meio do fogo.

(claro, é perfeitamente normal alguém sair intacto de dentro de uma fornalha em chamas)
 
27 E reuniram-se os príncipes, os capitães, os governadores e os conselheiros do rei e, contemplando estes homens, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os seus corpos; nem um só cabelo da sua cabeça se tinha queimado, nem as suas capas se mudaram, nem cheiro de fogo tinha passado sobre eles.

28 Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus.


Nessa última passagem, um verdadeiro absurdo histórico, se você perguntar pra qualquer historiador que saiba sobre Nabucodonosor, certamente vão te dizer que isso é lenda. 

O que a história mostra é completamente o oposto: um pagão tirano que acabou com o templo de Israel, oprimiu os israelitas e em momento algum se importou com o Deus deles. Nabucodonor sempre foi pagão! Parece que a intenção de Daniel foi apenas desmerecer Nabucodonosor.