domingo, 26 de setembro de 2010

A Bagunça que Persiste


Por que a bíblia é uma bagunça? Veja:

1) Se alguém quiser mostrar que Jesus não é Deus - inferior a Deus -, encontrará na bíblia versículos para isso. Exemplos:


"Porque meu Pai é maior do que eu" (João 14:28) ou "E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus (...)" (Mateus 19:17)
 
Mas, se quiser mostrar que Jesus é Deus - que compartilham a mesma divindade -, também encontrará apoio na bíblia. Exemplos:

"Eu e o Pai somos um" (João 10:30) ou "Quem me vê, vê o Pai" (João 14:09)
 
2) E se alguém quiser mostrar que se deve guardar o sábado... Exemplos:

"(...) e no sábado repousaram, conforme o mandamento" (Lucas 23:56) ou "Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido" (Mateus 05:18)
 
Porém, se alguém quiser mostrar que a lei do sábado foi abolida... Exemplos:

"Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados" (Colossenses 02:16) ou "Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças" (Efésios 02:15)
 
3) E se alguém quiser mostrar que a salvação é pela fé somente (Sola Fide)? Sim, a bíblia apóia essa proposta. Exemplos:

"Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo" "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Gálatas 02:09)



E se quiserem mostrar que apenas fé não é suficiente basta consultar a bíblia. Exemplos:

"Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?" (Tiago 02:14) ou "E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras" (Apocalipse 20:12) 


4) E os mortos? Eles estão conscientes ou não? Com a palavra, a bíblia:

"Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?" (Salmo 06:05) ou "(...) porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma" (Eclesiastes 09:10)
 
Sim! Estão conscientes. E assim diz a bíblia:

"(...) E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele" (Mateus 17:02,03) ou "e morreu também o rico, e foi sepultado.E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio" (Lucas 19:22,23)
 
5) E se quiserem provar biblicamente que estamos predestinados à salvação ou ao inferno? Tá lá:

"E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade (Efésios 01:05) ou "O SENHOR fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal" (Provérbios 16:08)
 
Mas talvez alguém queira provar, também biblicamente, que temos livre arbítrio para escolher entre salvação e a condenação. Vamos à bíblia:

"O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se" (II Pedro 03:09) ou "Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?" (Ezequiel 18:23).
 
Vale lembrar que todos esses 5 pontos divergentes - e há muito mais - não são meras criações de descrentes sem o devido "discernimento espiritual". Muito pelo contrário, elas tem sido continuamente debatidas e defendidas entre os cristãos com direito a explícitas acusações de heresia.