domingo, 26 de setembro de 2010

Contradição e Absurdo: olhando na Arca da Aliança

Pergunta: Quantas pessoas morreram por olhar dentro da arca Assassina?.


50.070 pessoas:
1 Samuel 6
19 E o SENHOR feriu os homens de Bete-Semes, porquanto olharam para dentro da arca do SENHOR; feriu do povo cinqüenta mil e setenta homens; então o povo se entristeceu, porquanto o SENHOR fizera tão grande estrago entre o povo
.

Versões:

João Ferreira de Almeida;
João Ferreira de Almeida Revista e Corrigida (1969);
João Ferreira de Almeida Revista e Corrigida (1995);
João Ferreira de Almeida Revisada Imprensa bíblica;
Sociedade Bíblica Britânica;
King James;



70 pessoas:
I Samuel 6
19 Feriu o SENHOR os homens de Bete-Semes, porque olharam para dentro da arca do SENHOR, sim, feriu deles setenta homens; então, o povo chorou, porquanto o SENHOR fizera tão grande morticínio entre eles
.

Versões:
João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada (1993);
Nova Versão Internacional

E aí, qual dos dois casos é verdadeiro?

Nesse caso, erro de tradução não funciona, pois há uma diferença muito grande entre “cinqüenta mil e setenta pessoas (50.070)” e “setenta pessoas(70)”.

Agora vamos ao absurdo:

Imaginem mais de 50 mil pessoas mortas apenas por olhar dentro da arca!!!

Imaginem a fila para morrerem:

- “Próximo da fila por favoooooor!!!!”

E os cadáveres!?? Ficaram aonde!? Ao redor da arca Assassina?!

Imaginem uma pilha de cadáveres ao redor da arca, e as pessoas, mesmo assim, ainda querendo olhar dentro dela!


Imaginem a cena, O décimo cara da fila pensando:
- Nove olharam dentro da arca e morreram, se eu olhar irei morrer também, mas isso é mais forte que eu, sou muito curioso, tenho que olhar!! Tenho que olhar...  Morreu.

Imaginem o Trigésimo cara:
- Vinte e Nove já olharam dentro da arca e morreram, mas talvez eu escape. O que será que tem la dentro?!! Eu tenho que saber! Eu tenho que saber! Pelo menos minha curiosidade morre também...
Morreu.

Pra piorar, imaginem o cara numero 41233 da fila:
- Que droga, já morreram 41232 pessoas por olharem dentro da arca! Mas eu não consigo evitar, tenho que olhar também!! Mas se eu olhar eu morro! Talvez sim, talvez não... é mais forte que eu, é mais forte que eu...
Morreu.