domingo, 26 de setembro de 2010

As supostas profecias messiânicas


Os cristãos alegam que Jesus cumpriu as profecias sobre o messias, em tal quantidade que é impossível não crer nele. 
Obtive uma lista de profecias supostamente cumpridas por Jesus em http://www.vivos.com.br/32.htm em 17/06/2008, e as analiso abaixo:
Profecia:
Onde:
Cumpri-
mento:
Análise:
Como Filho
de Deus
Sl 2.7 — Proclamarei o decreto: o SENHOR me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei.
Lc 1.32,35
Não se cumpre com Jesus. Os versículos seguintes fazem referência à dominação dos não-judeus, favorecendo a concepção judaica do messias: "Pede-me, e eu te darei os GENTIOS por herança, e os fins da terra por tua possessão. Tu os ESMIGALHARÁS com uma vara de ferro; tu os DESPEDAÇARÁS como a um vaso de oleiro."
Forjável. Conhecendo a profecia de antemão, um pretenso messias poderia alegar ser "Filho de Deus" e inventar uma historinha correspondente.
Como descendente
de mulher
Gn 3.15 — E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Gl 4.4
Não é profecia. Não se refere ao messias. Esta passagem apenas uma parte do mito do Éden que explica, mitologicamente, a inimizade entre os homens em geral (a "semente" de Eva) e as serpentes. A serpente é uma serpente mesmo, pois é o animal que recebe a penas de rastejar e atacar os homens pelo calcanhar.
Trivial. Qualquer pessoa descende de mulher.
Como descendente
de Abraão
Gn 17.7 — E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti.
Gn 22.18 — E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.
Gl 3.16
Não é profecia. Não se refere ao messias. Javé apenas estabelece uma aliança com Abraão e sua descendência (os hebreus/judeus).
Trivial. Qualquer judeu é, segundo a tradição, descendente de Abraão.
Como descendente
de Isaque
Gn 21.12 — Porém Deus disse a Abraão: Não te pareça mal aos teus olhos acerca do moço e acerca da tua serva; em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz; porque em Isaque será chamada a tua descendência.
Hb 11.17-19
Não se refere ao messias. A divisão da descendência de Abraão entre Isaque e Ismael é apenas explica a origem dos hebreus e dos árabes.
Trivial. Qualquer judeu é, segundo a tradição, descendente de Isaque.
Como descendente
de Davi
Sl 132.11 — O SENHOR jurou com verdade a Davi, e não se apartará dela: Do fruto do teu ventre porei sobre o teu trono.
Jr 23.5 — Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra.
At 13.23; Rm 1.3
Forjável. Conhecendo a profecia de antemão, um pretenso messias poderia alegar ser descendente de Davi. (Na verdade os seguidores de Jesus fizeram uma trapalhada tentando "cumprir" esta profecia, e produziram pelo menos DUAS genealogias INCONCILIÁVEIS ligando Jesus a Davi (Mt 1:2-16, Lc 3:23-38).
Sua vinda
em tempo certo
Gn 49.10 — O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.
Dn 9.23,25 — No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a palavra, e entende a visão. [...] Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos.
Lc 2.1
Gn 49:10: Inexato. Essa passagem não menciona um "tempo certo".
Dn 9:23: Incerto. A interpretação da
profecia das 70 semanas é controversa.
Seu nascer
de uma
virgem
Is 7.14 — Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.
Mt 1.18; Lc 2.7
Não se refere ao messias. A criança mencionada nasce logo depois. Seu nascimento era um sinal para o Rei Acaz: Síria e Israel, que sitiavam Jerusalém, seriam derrotados pela Assíria antes que a criança soubesse falar (Is 8:4).
Erro de tradução. "Virgem" é uma tradução incorreta da palavra hebraica "almah", que designa uma mulher jovem, sem referência à sua experiência sexual. (
fonte)
Forjável. Entendendo isto como uma profecia messiânica, um pretenso messias poderia alegar ter nascido de uma virgem.
Ser chamado Emanuel
Is 7.14 — Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.
Mt 1.22,23
Não se refere ao messias. A criança mencionada nasce logo depois. Seu nascimento era um sinal para o Rei Acaz: Síria e Israel, que sitiavam Jerusalém (vs 1), seriam derrotados pela Assíria antes que a criança soubesse falar (Is 8:4).
Forjável. Entendendo isto como uma profecia messiânica, um pretenso messias poderia adotar "Emanuel" como uma denominação, mesmo sem chamar-se assim.
Nascer em Belém
Mq 5.2 — E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
Mt 2.1; Lc 2.4-6
Não se cumpre com Jesus. O governante nascido em Belém enfrentaria a Assíria (vs 5), império que deixou de existir em 631 a.E.C.
Forjável. Conhecendo a profecia de antemão, qualquer candidato a messias poderia alegar ter nascido em Belém.
Grandes viriam
adorá-lo
Sl 72.10 — Os reis de Társis e das ilhas trarão presentes; os reis de Sabá e de Seba oferecerão dons.
Mt 2.1-11
Não se cumpre com Jesus. O rei referido no salmo 72 tem filho (v. 1), e o contexto é de um rei com um reinado bem estabelecido recebendo tributos de reis vassalos. Os presentes não viriam apenas do oriente (Sabá e Seba), como também do ocidente (Társis e as ilhas).
Matança dos meninos de Belém
Jr 31.15 — Assim diz o SENHOR: Uma voz se ouviu em Ramá, lamentação, choro amargo; Raquel chora seus filhos; não quer ser consolada quanto a seus filhos, porque já não existem.
Lc 2.16-18
Não se refere ao messias. A passagem não se refere a uma matança de crianças. O choro de Raquel se refere à dispersão do povo de Israel e de Judá, que foram levados de sua terra para serem servos em terras estrangeiras. O versículo seguinte (v. 16) diz: "Assim diz o Senhor: Reprime a tua voz de choro, e as lágrimas de teus olhos; porque há galardão para o teu trabalho, diz o Senhor, pois eles VOLTARÃO da terra do inimigo."
Ser chamado do Egito
Os 11.1 — Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho.
Mt 2.15
Não é profecia. Não se refere ao messias. Esta passagem refere-se ao POVO de Israel, e apenas faz alusão ao êxodo do Egito. Note que mais adiante (v. 5) o texto diz: "Não voltará para a terra do Egito, mas a Assíria será seu rei; porque recusam converter-se."
Ser
precedido ‘
por João
Is 40.3 — Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.
Ml 3.1 — Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o mensageiro da aliança, a quem vós desejais, eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos.
Mt 3.1-3; Lc 1.17
Is 14:3: Trivial. É de se esperar que pregadores messiânicos como João citassem as escrituras.
Ml 3:1: Não se cumpre com Jesus. O versículo seguinte diz sobre o "mensageiro": "Mas quem suportará o dia da sua vinda? E quem subsistirá, quando ele aparecer?" O aparecimento de João Batista não teve essas características.
Sua unção
com o
Espírito
Sl 45.7 — Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.
Is 11.2 — E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.
Is 61.1 — O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
Mt 3.16; Jo 3.34; At 10.38
Sl 45:7: Inexato. Essa passagem não se refere a unção com "óleo de alegria", e não com o Espírito.
Sl 11:2: Inexato. Aqui não fala de "unção", mas de o Espírito "repousar" sobre ele, indicando não um evento específico, mas uma inspiração constante.
Is 61:1: Não é profecia, não se refere ao messias. Aqui Isaías refere-se a si mesmo, dizendo que está inspirado pelo Espírito de Deus.
Ser profeta semelhante
a Moisés
Dt 18.15-18 — O SENHOR teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis; Conforme a tudo o que pediste ao SENHOR teu Deus em Horebe, no dia da assembléia, dizendo: Não ouvirei mais a voz do SENHOR teu Deus, nem mais verei este grande fogo, para que não morra. Então o SENHOR me disse: Falaram bem naquilo que disseram. Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.
At 3.20-22
Não se refere ao messias. Trivial. Qualquer profeta depois de Moisés se enquadra nesta passagem.
Ser
sacerdote segundo a ordem de Melqui-
sedeque
Sl 110.4 — Jurou o SENHOR, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.
Hb 5.5,6
Trivial. O autor da epístola aos hebreus diz que Jesus é "sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque" simplesmente porque assim estava profetizado para o messias. Para ele, se Jesus é o messias, ele JÁ É "sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque", mesmo que nunca tenha sido formalmente instituído como tal. Se for assim, qualquer pretenso messias consegue "cumprir" esta profecia AUTOMATICAMENTE.
Sua
entrada
no
ministério publico
Is 61.1,2 — O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
Lc 4.16-21, 43
Não é profecia. Não se refere ao messias. Isaías está se referindo a si mesmo.
Seu
ministério iniciado na galiléia
Is 9.1,2 — Mas a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galiléia das nações. O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.
Mt 4.12-16, 23

Sua entrada publica em Jerusalém
Zc 9.9 — Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.
Mt 21.1-5

Sua vinda
ao templo
Ag 2.7,9 — E farei tremer todas as nações, e virão coisas preciosas de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o SENHOR dos Exércitos. [...] A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos.
Ml 3.1 — Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o mensageiro da aliança, a quem vós desejais, eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos.
Mt 21.12; Lc 2.27-32; Jo 2.13-16

Sua pobreza
Is 53.2 — Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
Mc 6.3; Lc 9.58

Sua
humildade
e falta de ostentação
Is 42.2 — Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na praça.
Mt 12.15,16,19

Sua ternura
e
compaixão
Is 40.11 — Como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam guiará suavemente.
Is 42.3 — A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça.
Mt 12.15, 20; Hb 4.15

Sua ausência de engano
Is 53.9 — E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.
1Pe 2.22

Seu zelo
Sl 69.9 — Pois o zelo da tua casa me devorou, e as afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim.
Jo 2.17
Não se refere ao messias. Nesta passagem Davi refere-se a si mesmo. Se formos interpretar o "eu" como Jesus, devemos concluir que ele pecou (v. 5): "Tu, ó Deus, bem conheces a minha estultice; e os MEUS PECADOS não te são encobertos."
Sua
pregação
por
parábola
Sl 78.2 — Abrirei a minha boca numa parábola; falarei enigmas da antiguidade.
Mt 13.34,35
Não é profecia, não se refere ao messias. O autor do salmo apenas anuncia que vai contar uma parábola.
Seus
milagres
Is 35.5,6 — Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão. Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo.
Mt 11.4-6; Jo 11.47

Ter sido injuriado
Sl 22.6 — Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo.
Sl 69.7,9,20 — Porque por amor de ti tenho suportado afrontas; a confusão cobriu o meu rosto. [...] Pois o zelo da tua casa me devorou, e as afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim. [...] Afrontas me quebrantaram o coração, e estou fraquíssimo; esperei por alguém que tivesse compaixão, mas não houve nenhum; e por consoladores, mas não os achei.
Rm 15.3

Ter sido rejeitado por seus irmãos
Sl 69.8 — Tenho-me tornado um estranho para com meus irmãos, e um desconhecido para com os filhos de minha mãe.
Is 63.3 — Eu sozinho pisei no lagar, e dos povos ninguém houve comigo; e os pisei na minha ira, e os esmaguei no meu furor; e o seu sangue salpicou as minhas vestes, e manchei toda a minha vestidura.
Jo 1.11; 7.3

Ser uma
pedra de escândalo
aos
judeus
Is 8.14 — Então ele vos será por santuário; mas servirá de pedra de tropeço, e rocha de escândalo, às duas casas de Israel; por armadilha e laço aos moradores de Jerusalém.
Rm 9.32; 1Pe 2.8

Ter sido odiado
pelos
judeus
Sl 69.4 — Aqueles que me odeiam sem causa são mais do que os cabelos da minha cabeça; aqueles que procuram destruir-me, sendo injustamente meus inimigos, são poderosos; então restituí o que não furtei.
Is 49.7 — Assim diz o SENHOR, o Redentor de Israel, o seu Santo, à alma desprezada, ao que a nação abomina, ao servo dos que dominam: Os reis o verão, e se levantarão, como também os príncipes, e eles diante de ti se inclinarão, por amor do SENHOR, que é fiel, e do Santo de Israel, que te escolheu.
Jo 15.24,25

Ter sido rejeitado
pelos
lideres
judeus
Sl 118.22 — A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabeça da esquina.
Mt 21.42; Jo 7.48
Não é profecia. Não se refere ao messias.
Os judeus
e os
gentios,
contra Ele
Sl 2.1,2
Lc 23.12; At 4.27

Seria
traído
por um
amigo
Sl 41.9; 55.12-14
Jo 13.18-21

Seus discípulos
O abandona-riam
Zc 13.7
Mt 26.31-56

Seria vendido por trinta moedas
Zc 11.12
Mt 26.15

Seu preço
seria dado
campo do oleiro
Zc 11.13
Mt 27.7

A intensidade de seus sofrimentos
Sl 22.14,15 — Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas. A minha força se secou como um caco, e a língua se me pega ao paladar; e me puseste no pó da morte.
Lc 22.42,44

Seu sofrimento em lugar de outros
Is 53.4-6,12 — Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. [...] Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.
Mt 20.28

Sua
paciência
e silencio
sob os sofrimentos
Is 53.7 — Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
Mt 26.63; 27 12-14

Ser esbofe-
teado
Mq 5.1
Mt 27.30

Sua
aparência maltratada
Is 52.14;
Is 53.3
Jo 19.5

Terem-No cuspido e flagelado
Is 50.6
Mt 14.65; Jo 19.1

Cravação de seus pés e mãos à cruz
Sl 22.16 — Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés.
Jo 19.18; 20.25

Ter sido esquecido
por Deus
Sl 22.1 — [Salmo de Davi para o músico-mor, sobre Aijelete Hashahar] Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido?
Mt 27.46

Ter sido zombado
Sl 22.7,8 — Todos os que me vêem zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo: Confiou no SENHOR, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer.
Mt 27.39-44

Mel e
vinagre
ser-Lhe-i
am dados
Sl 69.21 — Deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram a beber vinagre.
Mt 27.34

Suas vestes seriam divididas e sortes lançadas
Sl 22.18 — Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa.
Mt 27.35

Seria contado com os trans-
gressores
Is 53.12 — Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.
Mc 15.28

Sua intercessão pelos Seus assassinos
Is 53.12 — Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.
Lc 23.34

Sua morte
Is 53.12 — Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.
Mt 27.50

Nenhum dos Seus ossos seria quebrado
Ex 12.46; Sl 34.20
Jo 19.33,36

Seria traspassado
Zc 12.10
Jo 19.34,37

Seria sepultado com o rico
Is 53.9 — E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.
Mt 27.57-60

Não veria a corrupção
Sl 16.10
At 2.31

Sua ressurreição
Sl 16.10; Is 26.19
Lc 2.6,31,34

Sua ascensão
Sl 68.18
Lc 24.51; At 1.9

Seu assentar à direita de Deus
Sl 110.1
Hb 1.3

Seu exercer o oficio sacerdotal, no céu
Zc 6.13
Rm 8.34

Seria a pedra principal da igreja
Is 28.16
1Pe 2.6,7

Seria Rei em Sião
Sl 2.6
Lc 1.32; Jo 18.33-37

Conversão dos gentios a Ele
Is 11.10; 42.1
Mt 1.17-21; Jo 10.16; At 10.45-47

Seu governo reto
Sl 45.6,7
Jo 5.30; Ap 19.11

Seu domínio universal
Sl 72.8; Dn 7.14
Fp 2.9-11

A perpetuidade de Seu reino
Is 9.7; Dn 7.14
Lc 1.32,33