segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A Contradição dos holocaustos


A pergunta é: Deus ordenou que os israelitas realizassem holocaustos e sacrifícios?
 
Sim! Há várias passagens onde isso fica inegável. Segue dois bons exemplos:

Um altar de terra me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas, e as tuas vacas; em todo o lugar, onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei. - Êxodo 20:24
 
Nota rápida: a passagem acima está logo após os famosos 10 mandamentos

1 Isto é o que lhes hás de fazer, para os santificar, para que me administrem o sacerdócio: Toma um novilho e dois carneiros sem mácula,
(...)
16 E imolarás o carneiro, e tomarás o seu sangue, e o espalharás sobre o altar ao redor;
(...)
18 Assim queimarás todo o carneiro sobre o altar; é um holocausto para o SENHOR, cheiro suave; uma oferta queimada ao SENHOR.
- Êxodo 29
 
Contudo e surpreendentemente, Jeremias nega isso:

21 Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios, e comei carne.
22 Porque nunca falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios.

23 Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem.
- Jeremias 7
 
Versão usada: Almeida Corrigida e Revisada Fiel