quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Os Incríveis Egípcios Invisíveis


Qualquer um que leia as narrativas da fuga do Egito, em Êxodo, e da conquista de Canaã, em Josué, talvez não perceba uma estranha omissão: os egípcios.

De fato, após a abertura, ou melhor, o fechamento do Mar Vermelho sobre o exército do faraó, os israelitas não enfrentam sequer um mísero egípcio durante os 40 anos no deserto e a conquista de Canaã. Pior, não encontram nenhum deles durante todo o longo tempo do juízes. Deveriam? Sim, claro.

Nosso ponto de partida é o reinado de Saul, o qual teria começado na segunda metade do século X AEC*, por volta de 1030 AEC. Segundo a bíblia, o período dos Juízes durou mais de 4 séculos. Várias são as indicações bíblicas:

* Atos 13:20 falando em quase 450 anos;
* 1Reis 06:01 falando em 480 anos;
* a própria lista de juízes, com seus períodos somados.
* Juízes 11:26, onde Jefté, o nono juíz dos 15, fala que os israelitas já viviam em Canaã por 300 anos.

Vamos pegar Atos 13:20 e, já que fala em quase 450 anos, vamos arredondar para 440 anos. Somando mais os 40 anos no deserto e mais 1030 do reinado de Saul, vamos parar lá pelo ano 1510 AEC, ou seja, no século XVII AEC.

Problema

Está arqueologicamente comprovado que os egípcios mantiveram um domínio sobre Canaã, em maior ou menor intensidade de acordo com a época, até o século XII AEC, por volta de 1130 AEC, época na qual ainda são encontradas influências egípcias bem no coração de Canaã. Isso quer dizer que, segundo a bíblia, os israelitas ficaram séculos sem ver um soldado egípcio pela frente apesar de haver destacamentos estabelecidos por toda a região, passando incólumes pela duas mais poderosas dinastias faraônicas!

Abaixo, encontra-se a estela de Seti I, contando as vitórias dele sobre as cidades e tribos na região de Beit Shean. Que fique claro: essa estela foi encontrada em Beit Shean pela The University of Pennsylvania.




Onde fica Beit Shean? Exatamente na seta, abaixo.


Assim tal descoberta mostra que os egípcios de fato dominaram essa região da "terra prometida".


*AEC= Antes da Era Comum  


A ausência de evidência não é evidência de ausência, mas não quando sabemos que algo devia deixar alguma. O êxodo e a conquista de Canaã sofrem de dois problemas:

1- Coisas que deviam esta lá, mas não estão.

Milhões de pessoas andando por 40 anos por um deserto não tão grande deviam deixar alguma evidência. Os arqueólogos descobrem restos minúsculo de vários povos da região. Até azeitonas já encontraram, mas nenhum sinal desse multidão de fugitivos.

Nenhum sinal também na sociedade egípcia. Nenhum sinal de colapso econômico/social devido a perda dessa gigantesca força de trabalho escrava.

2- Coisas que não deviam estar lá, mas estão.

Esse é o problema apontado diretamente nesse tópico. Os egípcios estavam lá em Canaã, com suas fortalezas e cidadelas, antes, durante e depois da data da suposta invasão israelita. Não se trata de meros fragmentos, são construções com inscrições e selos dedicados ao faraó do momento espalhados pela Canaã da época. 

Mais problemas históricos:

- se TODO o exército foi exterminado com o Faraó, o que impediu que os Assírios tomassem o Egito? 
- Outro dado curioso. Os 3 faraós do período, o do início da estadia dos hebreus no Egito, o do escravidão e o da fuga não são nomeados. Parece que o redator bíblico não sabia seus nomes!


Para maiores informações em inglês: http://rehov.org/project/tel_beth_shean.htm#Egyptian