sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Livro de Jó - Uma pequena análise.


Jó, homem rico, escravagista e temente a deus, vivia a sua vida abastada entre banquetes e holocaustos.
 
Um dia, quando os filhos de Javé iam se reunir como ele, estando junto satanás, a vida do Jó mudou totalmente. Não por vontade sua, nem por ter desrespeitado às leis de deus, mas por uma questão de orgulho e vaidade, ou digamos assim, uma apostinha.

Vamos então:

Jó 1:7 Então, perguntou o SENHOR a Satanás: Donde vens?* Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela. (Notem aí que a onisciência está desligada).
 
* Se deus não sabe onde está satanás, como pode deus nos proteger dele?

 
Nesse versículo, vemos que inexiste a alegada inimizade entre os dois, que conversam como bons conhecidos.
Continuando, em 1:8: 

“Perguntou ainda o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó?... Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. 


Notem um deus com características humanas, ou seja, com sentimento de orgulho, numa atitude de ostentação. (essas coisas não são pecados?)

Logo após esse trecho, notamos um fato interessante: deus, para provar as suas alegações, depois das ponderações de satã, permitiu que ele cometesse as maiores barbaridades para servir de prova a sua tese. 

Com sua autoridade, quase numa inversão do ônus da prova, delegou ao capeta a tarefa de destconstruir totalmente a vida de Jó. Autorizado(1), satã fez a maior chacina e destruição de propriedade privada, não perdoando nem os filhos do obediente fiel (sem contar o extermínio dos animais). Tudo com um único propósito, a satisfação do ego divino. 

(1) 2:6 Disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está em teu poder; mas poupa-lhe a vida.

Considero isso contraditório pelos seguintes pontos : 
 
1 - Se javé era realmente “onitotal”, não precisaria matar (por intermédio do satã) ninguém para comprovar sua tese, de que Jó poderia sofrer e não abriria mão de sua fé. Não bastaria apenas que deus mostrasse ao demônio o que seria no futuro, que Jó manteria a sua fidelidade se as coisas descritas nos versículos 1:12 em diante acontecessem? Vendo de certa forma, a tramóia divina foi desnecessária e exagerada.
 
2 - Cabe também pensar sobre o fato de que várias vidas foram tiradas por um motivo corriqueiro, o que demonstra, nesse tipo de história divina, que o valor da vida é desprezível. Quando se trata da bíblia demonstrar que deus é poderoso, essa passagem até foi modesta, diante de outras demonstrações de carnificina divina contidas nela.

Fonte: João Ferreira de Almeida.