quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Deus não confia no seu infinito poder?


O Êxodo fala basicamente da fuga dos hebreus do domínio egípcio. Para tanto, Jeová escolhe o famoso Moisés para guiar o seu povo e ter uma conversa com o Faraó, a fim de persuadí-lo a liberá-los. Moisés não tinha convicção de como poderia convencer o povo a segui-lo. E deus "resolve" o problema.

Êxodo, 4: 2-5
Perguntou-lhe o SENHOR: Que é isso que tens na mão? Respondeu-lhe: Um bordão.
Então, lhe disse: Lança-o na terra. Ele o lançou na terra, e o bordão virou uma serpente. ] E Moisés fugia dela.
Disse o SENHOR a Moisés: Estende a mão e pega-lhe pela cauda (estendeu ele a mão, pegou-lhe pela cauda, e ela se tornou em bordão);
para que creiam que te apareceu o SENHOR, Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.

Deus queria convencer seu povo com transformando varas em serpentes. Mas não era tudo.

Êxodo, 4: 6-7
Disse-lhe mais o SENHOR: Mete, agora, a mão no peito. Ele o fez; e, tirando-a, eis que a mão estava leprosa, branca como a neve.
Disse ainda o SENHOR: Torna a meter a mão no peito. Ele a meteu no peito, novamente; e, quando a tirou, eis que se havia tornado como o restante de sua carne.

Excelente. Mudar a tonalidade da mão é um truque convincente. Mas Deus ainda não está satisfeito...

Êxodo, 4: 8-9
Se eles te não crerem, nem atenderem à evidência do primeiro sinal, talvez crerão na evidência do segundo.
Se nem ainda crerem mediante estes dois sinais, nem te ouvirem a voz , tomarás das águas do rio e as derramarás na terra seca; e as águas que do rio tomares tornar-se-ão em sangue sobre a terra.

Interessante. Deus afirma que TALVEZ o seu povo crerá nesse sortilégio. Será que ele não tinha um truque mais convincente, afinal os essa história de cobras e sangue os egípcios conseguiram copiar.  

Êxodo, 7: 9-11
Quando Faraó vos disser: Fazei milagres que vos acreditem, dirás a Arão: Toma o teu bordão e lança-o diante de Faraó; e o bordão se tornará em serpente.
Então, Moisés e Arão se chegaram a Faraó e fizeram como o SENHOR lhes ordenara; lançou Arão o seu bordão diante de Faraó e diante dos seus oficiais, e ele se tornou em serpente.
Faraó, porém, mandou vir os sábios e encantadores; e eles, os sábios do Egito, fizeram também o mesmo com as suas ciências ocultas.


Êxodo, 7: 20-22
Fizeram Moisés e Arão como o SENHOR lhes havia ordenado: Arão, levantando o bordão, feriu as águas que estavam no rio, à vista de Faraó e seus oficiais; e toda a água do rio se tornou em sangue.
De sorte que os peixes que estavam no rio morreram, o rio cheirou mal, e os egípcios não podiam beber a água do rio; e houve sangue por toda a terra do Egito.

Porém os magos do Egito fizeram também o mesmo com as suas ciências ocultas ; de maneira que o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito. 

O objetivo desse tópico, contudo, é discutir algumas perguntas primordiais.

1- Por que Jeová ficou inseguro quanto ao povo acreditar em seus truques? Ele não conhece o coração e mente de quem faz parte de seu povo?

2- Se conhece e teve dúvidas, por que não fez logo um sortilégio convincente ?  

Portanto,  por que deus ensinou um truque a Moisés, mesmo SEM SABER se esse truque iria funcionar? Na falta de garantia, terminou ensinando 3 truquezinhos, porque "um deles iria funcionar..."

Facilitando a vida...

Se eles te não crerem, nem atenderem à evidência do primeiro sinal, talvez crerão na evidência do segundo.
Se nem ainda crerem mediante estes dois sinais, nem te ouvirem a voz , tomarás das águas do rio e as derramarás na terra seca; e as águas que do rio tomares tornar-se-ão em sangue sobre a terra.


Por que o deus, que sabe de tudo, não tinha certeza que o truque de Moisés iria funcionar?