domingo, 26 de setembro de 2010

Bagatela: cem prepúcios por uma esposa


Um resuminho

No versículo 17 de I Samuel 18, Saul decide dar a Davi sua filha Merob como esposa. Em troca, Davi deveria tornar-se um guerreiro de Javé (?). 

O ardil de Saul era fazer com que Davi morresse lutando contra os filisteus, pois o clima entre os dois não era nada amistoso. Porém Davi, empertigado, julga-se indigno de ser genro do rei (18).

Quando chegou a época de Saul dar Merob a Davi, ela foi dada a Adriel de Meola. No entanto, Mical, a outra filha de Saul, apaixona-se por Davi. Sabendo disto, Saul vê uma nova chance de colocar Davi contra os filisteus (19-21).

Saul ordena a seus servos que persuadam Davi a aceitar a proposta de ser genro do rei. Mais uma vez Davi recusa a oferta (22-24). Então, Saul resolve dar a última cartada:

"Falem assim a Davi: 'O rei não está querendo dinheiro; ele se contenta com cem prepúcios de filisteus, como vingança contra seus inimigos.'" (25)

Os ministros de Saul comunicam a proposta a Davi, que agora acha uma condição justa para ser genro do rei. 

Ainda dentro do prazo, Davi e seus homens saem em campanha à procura dos cem prepúcios filisteus. 

Porém, Davi mata duzentos filisteus, retira o prepúcio de todos e leva tudo para Saul [imaginem a cena: Davi chegando com um saco de prepúcios...]. 

Assim, o rei concede a filha a Davi (26-27).

Percebendo que Javé está definitivamente com Davi, Saul torna-se inimigo mortal de seu genro, que agora já possui grande fama (28-30).

Não é menos grotesco por causa disso mas para os Judeus, um homem não ser circuncidado era algo abominável, e os filisteus não tinham esse costume. Portanto, essa maluquice de levar prepúcios de filisteus seria uma maneira de provar quantos filisteus ele teria matado.